Como aumentar sua velocidade de leitura e concentração nos estudos

Leitura_01

Você gostaria de aumentar sua velocidade de leitura? Ser capaz de ler mais, em menos tempo, com o máximo de concentração?

Se você já viu a quantidade de matéria que é cobrada no edital do seu concurso, provavelmente respondeu sim. São páginas e mais páginas de conteúdo para ser estudado em pouco tempo.

Só de pensar no número de páginas que precisam ser lidas, compreendidas e memorizadas, chega a dar um “frio na barriga”.

Além da quantidade absurda de material para ler em pouco tempo, muitos (quase todo mundo) tem dificuldade de manter a concentração durante a leitura de um texto longo ou complexo com conteúdos que em muitos casos nunca foram estudados.

Mas, não desanime. É possível aumentar sua velocidade de leitura e a sua concentração usando algumas técnicas de leitura dinâmica. 😉

Neste artigo irei lhe mostrar:

• O que é leitura dinâmica;
• Como identificar sua velocidade de leitura atual;
04 maus hábitos de leitura que estão atrapalhando seu avanço nos estudos;
03 técnicas que podem aumentar consideravelmente sua velocidade de leitura e concentração nos estudos.

O QUE É LEITURA DINÂMICA?


Leitura_02

Leitura dinâmica é um método que inclui um conjunto de técnicas que ensina como ler mais rápido e pode se tornar uma ferramenta muito útil para quem estuda para concurso.

Através da aplicação da leitura dinâmica podemos eliminar os principais vícios de leitura, aumentar a concentração e melhorar a compreensão do texto.

Para você ter uma ideia do quanto a leitura dinâmica pode ajudá-lo nos seus estudos, saiba que, com alguns meses de treinamento, é possível quadriplicar a velocidade de leitura e, em alguns casos, ler até mil palavras por minuto, sem perder a compreensão do texto.

Seu objetivo ao aplicar a leitura dinâmica nos seus estudos, deve ser aumentar sua velocidade de leitura atual sem prejudicar a retenção e a compreensão do que você leu.

Por ser um assunto muito extenso e até complexo irei abordar apenas algumas técnicas que podem ser utilizadas imediatamente por você e que irão ajudá-lo a manter sua concentração e, por consequência, aumentar gradativamente a sua velocidade de leitura.

Antes de aprender como ler mais rápido, você precisa fazer uma autoavaliação para identificar qual é a sua velocidade de leitura atual.

COMO IDENTIFICAR SUA VELOCIDADE DE LEITURA


Leitura_03

Você saberia me dizer qual é a sua velocidade de leitura? Tem ideia de quanto tempo você levaria para ler um livro de 100 páginas, por exemplo?

Para descobrir qual é a sua velocidade de leitura, siga os passos a seguir. Esse teste está no livro “Leitura Dinâmica para Principiantes”, de Tony Buzan, uma das fontes desse artigo. Vamos lá?!

1. Escolha uma página de uma revista ou de um livro e leia durante 1 minuto, anotando o ponto de início da leitura e onde você parou;
2. Conte o número de palavras em 3 linhas;
3. Divida esse número por três para obter um número médio de palavras por linha;
4. Conte o número de linhas lidas (fazendo uma compensação das linhas pequenas);
5. Multiplique o número médio de palavras por linha pelo número de linhas lidas. O resultado corresponderá à sua velocidade de leitura de palavras por minuto.

A fórmula para o cálculo é a seguinte:

ppm

Agora anote esse resultado para ter uma base.

Curiosidade: você sabia que a velocidade média do brasileiro é de 170 a 190 palavras por minuto?

Se você está acima ou abaixo dessa média, saiba que essa velocidade pode aumentar quando você se livrar de alguns maus hábitos de leitura.

A seguir listo os principais maus hábitos de leitura que podem estar impedindo você de ler mais rápido.

4 MAUS HÁBITOS DE LEITURA QUE ESTÃO ATRAPALHANDO SEU AVANÇO NOS ESTUDOS

A forma como você lê pode atrapalhar muito a velocidade da nossa leitura. Alguns hábitos foram adquiridos ainda na escola enquanto você estava aprendendo a ler, outros ao longo da nossa vida acadêmica.

Como são hábitos antigos, possivelmente você nem se dê conta de como eles podem estar atrapalhando o avanço dos seus estudos.

A seguir, conheça alguns desses maus hábitos de leitura:

Mau hábito de leitura #1 – Vocalização e Subvocalização

Você precisa ler em voz alta para compreender o que está lendo? Precisa pronunciar palavra por palavra, mesmo que de maneira quase inaudível, apenas mexendo os lábios para conseguir permanecer concentrado durante a sua leitura?

Esse hábito provavelmente se originou na escola, quando o professor fazia você ler em voz alta sílaba por sílaba, para ter certeza de que você estava aprendendo a juntar as letras e os sons da forma correta.

Foi útil enquanto você aprendia a ler, mas hoje em dia essa prática só atrasa sua leitura.

Ao vocalizar ou subvocalizar você precisa adequar a leitura à velocidade da fala. Além de desperdiçar tempo, essa atitude torna a leitura tediosa e cansativa.

Como resolver esse problema: Para que você consiga aumentar a velocidade da sua leitura você precisa vencer o desafio de ler “dizendo” as palavras. Insista na leitura como unidade de pensamentos, pois ler é uma atividade mental, para a qual você só precisa utilizar esse circuito:

circuito

Lembre-se: para entender o que está lendo, você não precisa falar nem ouvir.

No entanto, você ainda pode usar a subvocalização como sua aliada. Você pode usar sua voz interna (sem mexer os lábios) de maneira seletiva para enfatizar palavras ou conceitos importantes.

Mau hábito de leitura #2 – Releitura inconsciente

Você alguma vez já parou para contar quantas vezes você volta os olhos para uma frase que você acabou de ler?

Você pode se surpreender com o resultado. 😉

Basta uma distração (“peraí, onde é que eu estava lendo mesmo?”) para que os olhos regressem para uma linha que já foi lida.

Pode demorar alguns segundos (ou até alguns minutos) para que você perceba que já havia lido aquela frase ou parágrafo (“acho que eu já li isso…”). 😮

Mau hábito de leitura #3 – Regressão consciente

É bem similar à releitura, mas é feita de maneira consciente. Acontece quando você sente a necessidade de voltar à linha ou ao parágrafo que acabou de ler por não ter certeza de que compreendeu o texto (“acho que eu não entendi isso direito”).

Além de atrapalhar a velocidade e o ritmo de leitura, pesquisas provaram que a releitura inconsciente e a regressão consciente não fazem diferença na compreensão do texto. Portanto, precisam ser corrigidos.

Como resolver o problema da releitura inconsciente e da regressão consciente:

A maneira mais fácil de livrar-se desses dois maus hábitos é manter o ritmo da leitura e resistir à tentação de reler. Mesmo quando você se perder ou achar que não entendeu o significado de uma palavra deve procurar prosseguir a leitura.

Evite interromper a leitura a cada palavra desconhecida que encontrar, pois isso prejudica o ritmo da leitura e a compreensão do que você está lendo.

Quando você encontrar uma palavra que ainda não conhece, sublinhe ou a anote separadamente. Se depois de ler o contexto todo você ainda precisar saber o significado daquela palavra, procure em um dicionário.

Depois que você tiver aprendido o significado “daquela palavra” desconhecida, caso ainda reste alguma dúvida, bastará uma releitura daquela parte específica onde a palavra aparece para consolidar a sua compreensão do texto.

Agora, se o texto que você está estudando apresentar muitas palavras que você não sabe o significado, procure não avançar muito na leitura: leia um bloco de texto e passe para a pesquisa do significado das palavras no dicionário. Agindo assim você facilitará o entendimento do texto e evitará perder muito tempo de leitura sem a devida compreensão do que está estudando.

Mau hábito de leitura #4 – Usar o dedo indicador como guia

Leitura_04

Algumas pessoas costumam usar o dedo com um guia para os olhos durante a leitura.

Esse não é um hábito tão nocivo, já que nossos olhos foram projetados para seguir movimentos.

Mas, usar o dedo não é o ideal, uma vez que ele pode prejudicar a visualização de algumas palavras enquanto você lê. Nesse artigo irei mostrar uma técnica mais eficaz do que usar o dedo indicador para guiar a sua leitura.

Está gostando desse artigo? Coloque seu email abaixo para ser o primeiro a receber gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para concursos públicos!

CONTEÚDO VIP

Insira seu e-mail abaixo e receba gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para concursos públicos!

Fique tranquilo, NUNCA enviamos spam!

 
Até aqui você aprendeu um pouco sobre leitura dinâmica e sobre os principais vícios que podem estar atrapalhando a velocidade da sua leitura.

Pode ser um pouco difícil se livrar desses vícios, no início. Mas, com a prática e a utilização das técnicas que listo a seguir, em pouco tempo você irá melhorar em muito a leitura e a consequente compreensão do que você estiver estudando.

3 TÉCNICAS PARA AUMENTAR A COMPREENSÃO E A VELOCIDADE DA LEITURA


 

Leitura_06

# 1 – Técnica Skimming

O Skimming é uma pré-leitura rápida do texto a ser estudo que consiste em correr os olhos pelas frases procurando as palavras chaves do texto como: títulos e subtítulos, palavras destacadas em negrito, itálico ou sublinhadas.

Esse é uma leitura superficial para que você possa ter uma visão geral do texto, a ideia central.

É depois do skimming que você decide se vale a pena ou não continuar lendo, se o texto tem as informações que você deseja. Além disso, essa técnica torna o texto mais familiar, facilitando a sua compreensão.

# 2 – Técnica Scanning

Essa técnica é usada para encontrar uma informação especifica. Você pode scannear o texto, fazendo uma varredura de maneira objetiva procurando as informações que deseja.

Essa é uma leitura mais detalhada e atenta. Ela geralmente acontece depois de usar a técnica Skimming (agora que você já tem uma visão geral do texto e sabe que as informações que procura estão ali, é hora de buscar os pormenores).

Se você sabe qual a informação que procura, pode pular as partes irrelevantes e ir direto ao ponto. 😉

# 3 – Meta Guiding

É bem provável que você já tenha usado instintivamente essa técnica. Ela é simples e muito eficaz.

Consiste em usar um objeto para guiar os olhos sobre as palavras. Alguns usam o dedo indicador para isso, mas, como foi visto anteriormente, ele não é o guia ideal de leitura porque pode esconder algumas palavras.

Para aplicar o Meta Guiding corretamente você pode usar um objeto fino como um lápis, uma caneta ou mesmo uma régua transparente.

Como já citei neste artigo nossos olhos foram feitos para seguir um movimento. Ao usar essa técnica você consegue diminuir as distrações e é forçado a acompanhar o objeto guia, melhorando o ritmo e aumentando a velocidade de leitura.

 

Leitura_08

Depois de aplicar essas três técnicas, você estará pronto para ler o texto com mais cuidado, atenção e rapidez. Mas isso ainda exigirá um esforço consciente para vencer os maus hábitos de leitura.

É importante salientar que as técnicas Skimming e Scanning não substituem a leitura aprofundada, mas servem para preparar o seu cérebro para receber e assimilar as informações que virão a seguir.

Lembre-se que a leitura é só a primeira parte. Para aprender e memorizar com mais eficiência, você precisa combiná-la com outras técnicas de estudo e de memorização.

Nesse artigo escrevi sobre as 10 melhores técnicas de estudo, segundo a ciência.

Até aqui você aprendeu a medir sua velocidade de leitura, conheceu os principais maus hábitos que podem estar impedindo você de avançar nos seus estudos e aprendeu 3 técnicas para aumentar sua concentração, compreensão e velocidade de leitura.

Agora é sua vez de colocar essas técnicas em prática: leia novamente o texto usado para medir sua velocidade de inicial de leitura, mas desta vez aplicando as técnicas descritas neste artigo. Refaça a sua média de palavras por minuto e compare com o resultado que você anotou anteriormente. Tenho certeza que você vai gostar do resultado. 😉

Gostou desse artigo? Você acha que essas dicas poderão ajudar você a se preparar melhor para seu concurso?

Então deixe um comentário aqui abaixo, no blog. Sua participação é muito importante para nós e nos incentiva a continuar escrevendo artigos como este.

Um abraço e até a próxima!

Idealizadora do projeto Quero Ser Concursado. Tem como missão ajudar concursandos a aprenderem a estudar de acordo com o funcionamento do cérebro, através de um método baseado nas mais recentes descobertas da neuroaprendizagem.

CONTEÚDO VIP

Insira seu e-mail abaixo e receba gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para concursos públicos!

Fique tranquilo, NUNCA enviamos spam!