Os 7 melhores sites para estudar de graça pela internet

Os 7 melhores sites para estudar de graça pela internet

Será que é possível estudar de graça para concursos públicos pela internet?

Você já deve ter percebido que estudar para concurso não é barato. Quando você for pesquisar os valores dos cursos preparatórios disponíveis por aí, vai se deparar com cursinhos que cobram uma verdadeira fortuna pelas aulas.

Se você tem dinheiro suficiente para investir, ótimo!

Mas, e quem não tem condições de pagar um bom cursinho, estuda como?!

De graça e pela internet. 😉

qualidade do material que está disponível gratuitamente na rede é surpreendente e o conteúdo é tão bom quanto os encontrados nos cursos pagos.

O grande problema é que esse conteúdo fica “escondido” no grande “mar de informações” que é a internet.

Para facilitar a vida de quem não tem muita grana para investir num curso preparatório, “garimpei” os 7 melhores sites  para você estudar de graça e sem precisar sair de casa.

Nesse artigo você vai  ficar sabendo onde encontrar gratuitamente vídeoaulas, apostilas e simulados, ou seja, o material necessário para você começar a se preparar para a prova.

Vamos lá?!

1. A Casa do Concurseiro


A Casa do Concurseiro

Link: http://acasadoconcurseiro.com.br/apostilas-gratis

A Casa do Concurseiro foi um dos primeiros cursos preparatórios a disponibilizar apostilas gratuitamente.

As apostilas são completas (incluem todas as matérias cobradas no edital).

Para ter acesso ao conteúdo, cadastre-se no site, escolha a apostila e em seguida faça o download do arquivo no seu computador.

2. Cursos Iped


Cursos Iped

Link: https://www.iped.com.br/concursos-publicos

O Grupo IPED – Instituto Politécnico de Ensino a Distância oferece mais de 500 opções de cursos das mais variadas áreas, sendo que mais de 53 cursos são direcionados para concurso.

A carga horária dos cursos gratuitos tem em média 20 horas o que é suficiente para você ter uma noção básica das matérias. Caso queira se aprofundar, tem a opção paga.

Entre a grade de cursos estão Informática, Português,  Noções da Reforma Ortográfica, Técnicas de Redação, Noções de Direito Administrativo, Constitucional, etc.

Os cursos são online e alguns são 100% em vídeo.

Para ter acesso você precisa se cadastrar no site e se matricular no curso. Após a matrícula você terá o prazo de 30 dias para concluir o mesmo.

3. Juris Way


Juris Way

Link: http://www.jurisway.org.br/

O projeto educacional Juris Way oferece,  gratuitamente, mais de 800 cursos áreas de Direito, de Português, Raciocínio Lógico, entre outros.

Para fazer os cursos você não precisa se cadastrar. Além disso os cursos não exigem nenhum pré-requisito, já que são divididos em assuntos isolados, o que facilita a localização do tema que você quer estudar.

Um dos pontos fracos do site são as propagandas que podem servir como distração para quem precisa estudar concentrado, mesmo assim é um dos portais mais completos que encontrei.

Além dos minicursos, o Juris Way  conta com aproximadamente 4630 vídeos gratuitos. São videoaulas selecionadas do Youtube e do Vimeo, que foram organizadas por área e por tema.

O site conta também com um dicionário jurídico onde você pode buscar as palavras e expressões usadas em todos os ramos do Poder Judiciário.

4. Be-a-Byte


Be-a-Byte

Link: https://www.beabyte.com.br/

Blog do professor João Antônio do site Eu Vou Passar. Nesse blog você encontrará diversos cursos de informática, alguns direcionados a concursos públicos, totalmente gratuitos.

Para ter acesso aos cursos você precisa se cadastrar no site. As aulas são disponibilizadas em vídeo e podem ser baixadas gratuitamente para o seu computador.

5. Gramática Online


Gramática Online

Link: http://www.gramaticaonline.com.br

Considerado o melhor site de Gramática da Língua Portuguesa pela Revista Web, o Gramática Online, foi  criado em 1999 pelo professor Dílson Catarino.

Nele você vai encontrar aulas de Gramática, Redação, Análise de textos, além de  videoaulas explicativas, testes e simulados.

6. PCI Concursos


PCI Concursos

Link: https://www.pciconcursos.com.br

No PCI você vai encontrar muito mais do que informações sobre os concursos que estão em aberto.

O site  oferece uma variedade de material para estudo: vídeoaulas, simulados de várias matérias (português, raciocínio lógico, informática, Direito…) e também disponibiliza provas de concursos anteriores para download.

7. YouTube Edu


YouTube Edu

Link: https://www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg

Esse é um canal exclusivo do Youtube, onde você pode encontrar vídeoaulas de qualidade.

Se você está estudando para um concurso de ensino médio, irá encontrar um excelente conteúdo de português e matemática.

Outra maneira usar o Youtube para estudar é se inscrever nos canais de professores renomados.

Diversos professores de cursinhos disponibilizam em seus canais minicursos e algumas aulas gratuitas. Vale a pena se cadastrar no canal dos seus professores preferidos. 😉

Após conseguir conseguir o material didático e as videoaulas, é hora de testar seus conhecimentos e fazer questões direcionadas.

Neste artigo, listei os 7 melhores sites de questões para você testar seus conhecimentos.

Dica extra:

Você sabe qual a fonte mais confiável  para encontrar  todas as leis que serão cobradas no seu concurso?

O site do Planalto. No portal legislação você terá disponível gratuitamente todas as leis que estão em vigor.

Para encontrar as leis atualizadas acesse: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/

O principal objetivo desse artigo é mostrar para você que é possível estudar para concurso com o mínimo de investimento. Graças a internet você pode ter acesso a materiais que até pouco tempo era privilégio de poucos.

Para ter uma preparação adequada você precisa conhecer seu edital e as matérias que serão cobradas na prova, só assim você vai poder elaborar um planejamento de estudo eficiente e usar de maneira adequada os conteúdos disponíveis nesses sites.

Antes de encerrar o artigo, gostaria de compartilhar com você…

4 cuidados que você deve ter ao estudar de graça pela internet


4 cuidados que você deve ter ao estudar de graça pela internet

#1 Navegue em sites confiáveis, preste atenção nos depoimentos de pessoas que usam os recursos do site para estudar;

#2 Fique atento à data das aulas e as atualizações das apostilas e cursos;

#3 Use mais de uma fonte quando for estudar e nunca esqueça de fazer questões sobre os assuntos que está estudando.

#4 Aproveite para assistir algumas aulas gratuitas para conhecer os professores e a qualidade do curso, antes de decidir investir seu tempo e seu dinheiro em um cursinho preparatório. 😉

Você gostou desse artigo? Quer ficar sabendo mais dicas sobre como melhorar sua preparação para concursos públicos? Então cadastre seu e-mail, logo abaixo, e receba dicas exclusivas diretamente no seu e-mail.

Você conhece algum site que disponibilize conteúdo de QUALIDADE  e de GRAÇA que não  foi citado no artigo?  Então, sinta-se à vontade para indicá-lo para nós. 🙂

Um abraço,

Tanaína 🙂

Idealizadora do projeto Quero Ser Concursado. Tem como missão ajudar concursandos a aprenderem a estudar de acordo com o funcionamento do cérebro, através de um método baseado nas mais recentes descobertas da neuroaprendizagem.

CONTEÚDO VIP

Insira seu e-mail abaixo e receba gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para concursos públicos!

Fique tranquilo, NUNCA enviamos spam!