[VÍDEO] Como superar a Curva do Esquecimento

Como superar a Curva do Esquecimento

Quantas vezes você se decepcionou com a quantidade de erros que cometeu ao fazer exercícios sobre um assunto que havia estudado há pouco tempo?

Quantas vezes você precisou ler novamente um conteúdo que havia acabado de estudar, por não lembrar mais nada sobre o assunto?

Quantas vezes você ficou preocupado em ter que começar a estudar uma matéria nova, mesmo sabendo que não lembrava direito do assunto anterior?

Isso gera uma ansiedade muito grande em que está se preparando para um concurso público, onde o volume de matérias para estudar, aprender e memorizar é imenso.

Além disso, dificilmente sobrará tempo para assistir novamente as aulas ou reler todo o material, pois o tempo é escasso.

A primeira coisa que é feita quando está se passando por uma situação assim é culpar a memória.

Mas como escrevi neste artigo, a verdadeira culpada é a curva do esquecimento.

A curva do esquecimento foi identificada pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, que descobriu que o nosso cérebro só consegue guardar uma informação durante um determinado tempo e que, se não fizermos nada para armazenar a informação na nossa memória, ela será esquecida em muito pouco tempo. 😮

Se você quiser saber mais sobre como funciona a curva do esquecimento, clique aqui.

Infelizmente, a curva do esquecimento é pouco conhecida no universo dos concursos.

Ela tem prejudicado os esforços de muitos candidatos, que vêem seu sonho de passar em um concurso público ser destruído por não conseguir lembrar, na hora da prova, o que passou meses estudando.

Se você está preocupado, temendo que a curva do esquecimento sabote seus planos de ser concursado, saiba que é possível superar a curva do esquecimento.

Nesse artigo, você vai aprender a melhor estratégia para superar a curva do esquecimento. 😉

Se você está procurando uma solução mágica ou muito complicada, talvez se surpreenda ao descobrir que o melhor método para superar a curva do esquecimento é fazendo…

REVISÕES PROGRAMADAS (o segredo para superar a Curva do Esquecimento)


Revisões programadas (o segredo para superar a Curva do Esquecimento)

Talvez você esteja pensando: “Mas Tanaína, eu já faço revisões e mesmo assim acabo sempre esquecendo da matéria, mais cedo ou mais tarde. Será que eu estou fazendo alguma coisa errada, ou esse método de revisar não funciona comigo?”

Bem, na verdade não é “qualquer” revisão que vai conseguir fazer com que você consiga “vencer” a curva do esquecimento. Para que as revisões funcionem, elas precisam ser feitas:

  • periodicamente, nos momentos “certos”;
  • respeitar o funcionamento do cérebro, e
  • sempre levar em consideração a ação da curva do esquecimento.

Como  esse assunto despertou muito interesse e é muito importante para que você obtenha sucesso na sua caminhada rumo a sua aprovação, resolvi gravar um vídeo explicando passo a passo quando as revisões devem ser feitas.

Se você incluir essa estratégia nos seus estudos, será capaz de superar a curva do esquecimento, aumentará seu nível de retenção e irá conseguir lembrar das matérias que estudou até o dia da prova.

Para ver o vídeo, basta clicar no link abaixo.

[Vídeo] Aprenda como superar a Curva do Esquecimento

No próximo artigo irei falar um pouco mais sobre como fazer revisões mais eficientes, dedicando apenas poucos minutos por dia para isso. 😉

Enquanto isso, se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário logo abaixo que terei o prazer de lhe responder.

Um abraço e até a próxima.

Idealizadora do projeto Quero Ser Concursado. Tem como missão ajudar concursandos a aprenderem a estudar de acordo com o funcionamento do cérebro, através de um método baseado nas mais recentes descobertas da neuroaprendizagem.

CONTEÚDO VIP

Insira seu e-mail abaixo e receba gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para concursos públicos!

Fique tranquilo, NUNCA enviamos spam!